segunda-feira, 30 de novembro de 2020

João António Pereira Serzedelo & Maria Luiza Perereira Serzedello

 João António Pereira Serzedelo nasceu a 29 de Junho de 1762 em Cima de Villa, paróquia de S. P.º de

Serzedelo, hoje do concelho da Póvoa de Lanhoso (PVL), ao tempo do concelho de Ribeira de Soaz), é filho de Domingos Pereira [Serzedelo] e de Rosa Carvalha - é neto paterno de José Álvares (do lugar de Serzedelo da mesma paróquia) e de Josefa Pereira [Serzedelo], do lugar de Cima de Villa e é neto materno de Manuel Carvalho, do lugar de Vale da Luz (Serzedelo) e de Francisca Vieira, natural do lugar de Pepim, paróquia de São Julião de Tabuaças, concelho de Vieira do Minho (VRM). 

João António Pereira Serzedello, nascido em 29 de Junho de 1762 em Cimo de Vila, Serzedelo, é filho de Domingos Pereira e de Rosa Carvalha e é irmão de Maria Josefa Pereira [Serzedelo], numa fratria de, pelo menos, 9 irmãos. 

Além de irmão, anos depois viria a ser também genro daquela porque casou com a sua sobrinha (filha daquela) Luiza Maria Pereira Serzedelo.

casou em 23 de Maio de 1811 em Serzedelo com a sua sobrinha

Maria Luiza Pereira Serzedelo, nascida em 10 de Maio de 790 no lugar de Cima de Villa, São Pedro de Serzedelo (PVL), é filha de Maria Josefa Pereira [Serzedelo] e Manuel António Gonçalves, é neta paterna de João Gonçalves e Rosa Maria Gonçalves e neta materna de Domingos Pereira [Serzedelo] e Rosa Maria Carvalha.



Filhos deste casamento.

Nesta data, o tio João António já estava estabelecido em Lisboa como comerciante - drogas e químicos - mas a residência do casal manteve-se em Serzedello, na casa de família, onde nasceriam os primeiros filhos.

Mais tarde, a residência do casal passou para Lisboa (São Paulo)  

Deste casamento,  nasceram,
em ????????????, a Mª do Carmo Pereira Serzedello [1]
em 30 de Julho de 1813, o António José Pereira Serzedello,
em 10 de Setembro de 1814, o António Luís Pereira Serzedello 
       (que em 6 de Maio de 1935 casou no Brasil com Alexandrina Pereira Serzedello, filha de João                Pereira Serzedello, seu tio paterno e de Josefa Maria da Conceição;
em 03 de Fevereiro de 1817, o José João Pereira Serzedello,
em 15 de Agosto de 1818, a Isabel Maria Pereira Serzedello,
em 5 de Junho de 1822, a Mª Carmelinda Pereira Serzedello;

[1] - Mª do Carmo casou em Lisboa em 7 de Outubro de 1831 com um primo, João António Vieira Serzedello, filho de José Bento Vieira Serzedello e Teresa Josefa Pereira Serzedello, irmã da mãe da noiva;

Sem comentários:

Enviar um comentário